Diante do cenário cada vez mais próximo de se tornar realidade, com a possibilidade de não chegar sequer ao segundo turno nas eleições 2024 em Aracaju, os governistas aceleram o passo em sua estratégia que visa manipular o eleitor aracajuano, lançando vários pré-candidatos na disputa para depois uni-los em torno do nome indicado pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) para sua sucessão.
Neste panorama de pulverização de pré-candidatos, especialmente com Fabiano Oliveira (PP), Katarina Feitoza (PSD) e Danielle Garcia (MDB) de um lado, e Edvaldo Nogueira (PDT), Luiz Roberto (PDT) e Fábio Mitidieri (PSD) do outro, o objetivo é claro, segundo informações obtidas pela Realce: eles pretendem chegar onde os pedetistas estão enfrentando dificuldades, para então se unirem durante as convenções.
Esse cenário já começou a ser desenhado, com o vereador Fabiano intensificando as mensagens de que não abrirá mão de sua pré-candidatura a prefeito de Aracaju, e com as especulações de que terá a delegada Danielle como sua vice na chapa, com o possível apoio da deputada federal Katarina Feitoza.
Essa conjuntura passa uma mensagem clara de que Mitidieri, apesar de estar dando espaço para André Moura (UB), que corre com Belivaldo Chagas (Podemos) em via independente, não deseja a vitória do ex-deputado, através de sua filha, Yandra Moura (UB), já que seu projeto político é um grande risco para seus planos em 2026, além de imediatamente aumentar sua fragilidade diante de AM.
No entanto, a pré-candidatura que mais pode sofrer com essa configuração é a de Emília Corrêa (PL). Com três nomes de centro-direita na disputa, que têm potencial para atrair uma boa parcela do seu eleitorado, a situação se assemelha ao que ocorreu em 2020. Naquela eleição, Edvaldo teve Katarina como vice e acabou captando votos que poderiam ter ido para a também delegada e mulher, Danielle Garcia.
Porém, mesmo com toda essa arquitetura que busca enganar o aracajuano, o cenário continua desafiador, onde as chances de os governistas ficarem fora do segundo turno mantém-se enormes.