Em resposta às devastadoras enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul nas últimas semanas, o deputado federal por Sergipe, Thiago de Joaldo (PP), destinou R$ 500 mil de suas emendas individuais para auxiliar na reconstrução do estado gaúcho. Sua iniciativa ganhou reconhecimento e elogios nas redes sociais, onde internautas destacaram a importância de sua atitude e pediram que outros parlamentares sigam seu exemplo.
“Parabens deputado. Por mais parlamentares como você. Eleições estão vindo aí, vamos acordar meu povo não votem em políticos que te oferecem emprego, dinheiro, ou algo em troca do seu voto. Pois no final sai caro e sai caro não só para você, mas para toda uma população”, comentou um internauta. “Parabéns meu deputado forte, você é exemplo de humildade e sensível à situação enfrentada pelo povo gaúcho. Que mais deputados, assim como o senhor, tenham a mesma iniciativa”, expressou outro. “Que sirva de exemplo para os demais”, frisou mais um.
Nesta quinta-feira, 9, o Congresso Nacional aprovou, em sessão conjunta, uma proposta que prioriza a execução de emendas individuais destinadas a municípios em situação de calamidade ou emergência em saúde pública.
Além disso, os congressistas deram aval a um projeto que facilita o remanejamento de emendas para ações de Proteção e Defesa Civil no Rio Grande do Sul. Os textos, que alteram o Orçamento e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), agora aguardam a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O mais recente boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul mostra que o número de mortos subiu para 107, enquanto 136 pessoas ainda estão desaparecidas e 374 ficaram feridas devido as enchentes. Atualmente, há 232,6 mil pessoas deslocadas de suas casas, sendo que 67.563 encontram-se em abrigos, enquanto 165.112 foram desalojadas.