O deputado federal por Sergipe, João Daniel (PT), publicou em suas redes sociais, na última semana, uma foto que continua gerando grande repercussão nacional, na qual aparece ao lado de Basem Naim, porta-voz da ala política do Hamas. A publicação fez com que o petista rapidamente se tornasse, segundo ele, alvo de fake news, que tentam associá-lo ao grupo político.
O deputado, no entanto, negou que o evento em que participou ao lado de Basem Naim tenha tido qualquer caráter antissemita.
De acordo com o parlamentar, qualquer informação contrária está “fora de contexto” e tem como objetivo “fazer ilações”. “Estiveram presentes centenas de lideranças políticas de todo o mundo, além de ativistas, líderes inter-religiosos, comunicadores e intelectuais. Eu cumprimentei e tirei fotos com diversas pessoas lá, é óbvio que não tem como saber quem são todas as pessoas”, disse.
A foto, publicada junto com outros registros feitos pelo deputado, foi tirada na 1ª Conferência Global Anti-Apartheid pela Palestina, realizada em Joanesburgo, na África do Sul.
O evento reuniu mais de 250 ativistas de dezenas de países, com o objetivo de “reunir movimentos sociais, líderes inter-religiosos e comunicadores de todo o planeta para definir estratégias de mobilização e enfrentamento ao apartheid promovido por Israel contra o povo palestino”, segundo o Comitê Diretivo Anti-Apartheid Sul-Africano.