Aracaju tem um dos piores índices de transparência de dados, conforme o Índice de Dados Abertos para Cidades (ODI Cidades) 2023 da Open Knowledge Brasil (OKBR). A capital sergipana ficou na 22ª posição, sendo a quinta pior colocada na pesquisa à frente apenas de Goiânia, Maceió, Rio Branco e Boa Vista.
O levantamento avaliou a transparência das cidades em uma escala de 0 a 100%, dividida em cinco níveis: opaco (0 a 20%), baixo (21% a 40%), médio (41% a 60%), bom (61% a 80%) e alto (81% a 100%). A capital sergipana foi classificada no nível opaco, obtendo uma pontuação de apenas 2%.
No total, 21 capitais foram classificadas no nível opaco. Três capitais — Recife, Curitiba e Fortaleza — receberam a classificação “baixo”. Apenas São Paulo e Belo Horizonte alcançaram o nível “médio”, com 48% e 47%, respectivamente, ainda assim abaixo de 50%. Em resumo, nenhuma capital brasileira atingiu o nível “bom” em termos de transparência de dados abertos.
O índice avalia a qualidade das informações disponibilizadas pelas capitais em 14 áreas: administração pública, assistência social, cultura, educação, esporte e lazer, finanças públicas, habitação, infraestrutura urbana, legislação, meio ambiente, mobilidade e transporte público, ordenamento territorial e uso do solo, saúde, e segurança pública.