Em meio aos diversos nomes que disputarão a prefeitura de Aracaju nas eleições de 2024, a maioria com perfis conservadores e de direita, a pré-candidata de Lula (PT) na capital, Candisse Carvalho (PT), que surgiu como um fator surpresa na disputa, tem se consolidado como a principal representante da esquerda na corrida eleitoral, com uma forte defesa das minorias.
A petista, seguindo à risca a linha ideológica do PT, apoia pautas da classe trabalhadora, dos mais vulneráveis socioeconomicamente, do meio ambiente e das religiões de matrizes africanas, que sempre são ignoradas pela atual gestão. Além disso, ela é uma defensora do retorno da Petrobras a Sergipe e se posiciona contra a privatização disfarçada do governo direitista de Fábio Mitidieri (PSD) com a Deso.
Com esses posicionamentos e intensificando o diálogo com a população e com as diferentes categorias, ela tem conquistado amplo apoio de sindicatos, movimentos sociais e populares, além da militância, reforçando sua posição como o principal nome da esquerda, e sendo a grande aposta para conter o avanço da direita na capital.
Para a disputa, Candisse também conta com o respaldo do PT Nacional, que, como abordado pela Realce, não abrirá mão de sua pré-candidatura, construída com legitimidade em um grande processo democrático interno, e que é uma de suas prioridades diante das chances reais de chegar ao segundo turno, conforme avaliam analistas políticos independentes. Além disso, ela tem o apoio do presidente Lula (PT), que foi o mais votado em 2022 na capital em ambos os turnos, quando derrotou o bolsonarismo com uma grande vantagem de votos.