Com o fim de junho, o clima junino naturalmente começa a se amenizar, enquanto as figuras políticas se preparam para entrar de vez na corrida das eleições de 2024. As movimentações e articulações se intensificam, faltando agora pouco mais de três meses para a disputa eleitoral e cerca de um mês para as convenções partidárias.
Dentre as articulações, a principal delas é de quem será o vice. Antes considerado decorativo e sem muita relevância, o cargo agora é visto como um posto estratégico e altamente cobiçado pelos grandes partidos, estando no centro dos diálogos para a disputa deste ano.
Danielle como vice
A Realce foi o primeiro veículo no estado a abordar uma articulação dos governistas que envolvia lançar Danielle Garcia (MDB) como pré-candidata a prefeita, para posteriormente posicioná-la como vice de Luiz Roberto (PDT). Agora, com o avanço das negociações, a delegada está prestes a aceitar fazer parte dessa composição.
Danielle como vice II
Não apenas o prefeito Edvaldo Nogueira, mas também o governador Fábio Mitidieri (PSD) estão agora pressionando a delegada para firmar a conjuntura que já vinha sendo discutida desde janeiro deste ano, como abordado pela Realce. Um dos objetivos é tentar sufocar a pré-candidatura de Yandra (UB), que pode prejudicar ainda mais o grupo na disputa.
Ricardo como vice
Outro nome que tem se destacado como possível vice para as eleições de 2024 é o vereador Ricardo Marques (Cidadania). Contudo, se ele optar por não buscar a reeleição e aceitar o convite para compor a chapa de Emília Corrêa (PL), o PSDB/Cidadania poderá enfrentar desafios na disputa por vagas na Câmara Municipal, comprometendo sua presença e influência na próxima legislatura.
PT reforça Klewerton
Em Nossa Senhora do Socorro, há uma grande movimentação para que o presidente do PT municipal, Kleweton Siqueira, assuma a posição de pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Carminha Paiva (Republicanos). O senador Rogério Carvalho (PT), por exemplo, endossou o nome do correligionário durante as noites de festa do Forró Siri, quando prestigiou o evento ao lado da esposa e pré-candidata a prefeita de Aracaju, Candisse Carvalho (PT) neste final de semana.
Carminha cresce
Enquanto o grupo de Samuel Carvalho (Cidadania) enfrenta uma verdadeira debandada, perdendo apoio de lideranças, num derretimento precoce de sua pré-candidatura, Carminha cresce e caminha a passos largos para ser a primeira prefeita mulher de Socorro, recebendo cada vez mais respaldos para a disputa. O mais recente deles foi o do delegado André David (Republicanos), que obteve 3.259 votos em 2022 na cidade. Além disso, ela conta com o engajamento do PT, que pode indicar seu vice.
Carminha cresce II
Quem também aparenta estar se somando de vez ao grupo de Carminha é o governador Fábio Mitidieri (PSD), que antes era apoiador de Samuel. Ele prestigiou a última noite de shows do Forró Siri ao lado da deputada estadual e do prefeito Padre Inaldo (PP), intensificando os rumores de que já teria pulado do barco de Carvalho. As informações são de que ele estaria preocupado com o apoio de Rogério ao grupo situacionista no município.
PL em Estância
E por falar em André David, o delegado e o PL de Estância já bateram o martelo: Rebeka Maia irá disputar a prefeitura do município em 2024. Com essa decisão, o que vinha sendo especulado nos bastidores se confirma: o ex-candidato a deputado federal rompeu com André Moura (UB) devido à falta de compromisso do presidente do União Brasil, que novamente se alinhou aos situacionistas na cidade, deixando AD de escanteio, segundo informações.
Vai disputar?
Uma das principais vozes em defesa da educação em Sergipe, a jornalista Gleice Queiroz (Cidadania) confirmou à Realce que recebeu um convite do vereador Ricardo Marques (Cidadania) para disputar uma vaga na Câmara de Aracaju nas eleições de 2024, como já vinha sendo especulado nos bastidores. No entanto, ela afirmou que ainda não decidiu se entrará na corrida eleitoral.
E agora Gustinho?
O deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos) voltou a ser destaque na imprensa devido à sua atuação como presidente da CPI das Americanas, onde não apontou culpados pelo maior escândalo financeiro da história do Brasil, gerando especulações sobre uma possível “blindagem” dos responsáveis. João Bacelar (PL), deputado federal da Bahia, renovou suas críticas à condução do sergipano após a Polícia Federal deflagrar a Operação Disclosure para combater fraudes contábeis na empresa e estar prestes a prender os ex-executivos envolvidos.
Destaque nacional
Em destaque na política nacional, Rogério Carvalho continua acumulando feitos significativos em sua trajetória política. Atualmente ocupando a primeira secretaria do Senado, ele se destaca novamente como um dos parlamentares mais influentes do Congresso, conforme levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). Esta é a sexta vez consecutiva que o petista figura entre os principais líderes parlamentares.
Farra com dinheiro público
Em Lagarto, uma onda de críticas tem sido feita contra a gestão da prefeita Hilda Ribeiro (Solidariedade) pela alta quantia retirada dos cofres públicos para bancar o show de Wesley Safadão no 11º Festival da Mandioca, que já entrou na mira do TCE por indícios de excesso de gastos.
Farra com dinheiro público II
O governo de Fábio Mitidieri (PSD) também tem sido alvo de críticas. Tanto ele quanto a administração de Hilda desembolsaram R$ 900 mil por 1h20 de show do artista cearense, enquanto a população enfrenta problemas graves, como filas crescentes nos hospitais, falta de medicamentos, ruas esburacadas, salários defasados, e tantos outros problemas.