Atendendo a um requerimento do deputado federal por Sergipe, João Daniel (PT), a Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara realiza hoje, 2, uma audiência pública sobre o planejamento e a execução das obras do Canal de Xingó.
De acordo com o parlamentar, a obra é a redenção do Sertão sergipano, “uma vez que grande parte da destinação das águas do Canal Xingó atenderá assentamentos consolidados no estado e que têm uma produção de alimentos saudáveis e uma bacia leiteira de grande relevância regional”.
João lembra ainda que a ideia de construir o canal é antiga, mesmo que a assinatura para o início das obras só tenha ocorrido, de fato, em 2021.
O projeto do canal prevê uma extensão de 305 quilômetros, com capacidade para transportar até 36 metros cúbicos de água por segundo. Ele beneficiará os municípios sergipanos de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória. Na Bahia, as cidades de Paulo Afonso e Santa Brígida também serão beneficiadas.
Além disso, os estudos iniciais apontam que o canal deverá beneficiar 69,3 mil pessoas, além de gerar 16,5 mil empregos diretos e 33 mil empregos indiretos.