O pré-candidato a prefeito e médico-cirurgião Dr. Saulo (PT), conhecido na sua terra natal, Nossa Senhora de Lourdes, como “Galeguinho”, tem mostrado um ímpeto de enfrentamento ao projeto de perpetuação no poder da família Andrade como pouco se viu antes no município situado no Alto Sertão.
Novato na política, Saulo tem abdicado do seu progresso profissional e da sua atuação na medicina durante os últimos meses com o objetivo de dar uma nova cara à política lourdense. Desde que topou o desafio, ele tem conseguido realizar feitos raros e até inéditos no município, começando pela unidade das oposições e chegando à construção de um plano de governo democrático com a participação dos moradores de diversas comunidades.
Nessa jornada, Saulo já foi alvo de inúmeras ameaças, perseguições e processos. O primeiro deles foi quando veio a ser comunicado da sua transferência do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) horas após registrar uma foto com o senador Rogério Carvalho (PT) e o deputado federal João Daniel (PT), em um momento em que se discutia a possibilidade de filiação ao Partido dos Trabalhadores.
A filiação ao PT se concretizou e Dr. Saulo vem conseguindo penetrar em um eleitorado progressista e sintonizado com as mudanças sociais do Governo Lula. A façanha deixou os adversários desesperados e, se aproveitando da atuação política tímida do jovem antes deste pleito, tentaram colar na população uma ideia de que este teria feito campanha para Bolsonaro nos últimos pleitos. No entanto, a Justiça Eleitoral barrou a propagação da fake news e ordenou a exclusão da publicação, bem como a revelação do proprietário da página anônima responsável por esta e outras informações falsas divulgadas nos últimos meses.
Processos por várias situações de pré-campanha também têm surgido como forma de intimidar o pré-candidato. Mas, com muita seriedade e expertise jurídica, Saulo tem conseguido driblar as dificuldades e manter uma caminhada pelas ruas de Lourdes com uma crescente que vem assustando a família que comanda o município há décadas.