Quatro pessoas que já foram intimadas pela Polícia Civil serão ouvidas hoje, 15, no inquérito que investiga um caso de maus-tratos contra um gato durante uma festa pública neste final de semana, no município de Cumbe, e que ganhou grande repercussão no estado.
Nas imagens que viralizaram nas redes sociais, é possível observar o momento em que o gato e brindes caem de um pote que é quebrado com um pedaço de madeira por um homem com os olhos vendados. Visivelmente assustado, o animal começa a correr pela rua e é perseguido por um grupo de rapazes, que tentam segurá-lo à força. O episódio ocorreu durante a Festa da Fogueira Gigante, promovida pela prefeitura municipal.
Para a Secretaria da Segurança Pública (SSP-SE), as imagens mostram clara situação de maus-tratos, crime previsto em legislação.
Em nota, o Departamento Municipal de Cultura e Turismo afirmou que o incidente não contou com a participação ou conhecimento da gestão. “A Administração Pública Municipal em nenhum momento tomou conhecimento do envolvimento de animal doméstico nas brincadeiras. O que precisamos agora é focar nas medidas que podem ser adotadas. Embora todos anseie pela responsabilização das pessoas envolvidas, incluindo menores de idade, não podemos, tentando reprimir uma possível ilegalidade, cometer uma ilegalidade ainda maior, que seria apontar culpados sem antes passarmos pelo devido processo legal”.
A pasta também disse que vai colaborar com as investigações policiais e alegou que todas as outras atividades ocorreram de forma legal: “Esperamos que esse fato isolado não tenha o condão de desprestigiar todas as outras atividades que na data de ontem foram realizadas e que com isso não se relacionam. Todas as outras atividades seguiram às leis e engrandeceram ainda mais nossa cultura local”.