Desde o ano passado, a Realce tem abordado sobre o plano individual e meticuloso do ministro Márcio Macedo (PT) para se aliar aos governistas e impedir a retomada do protagonismo do PT em Aracaju através de Valadares Filho (Solidariedade). Agora, tudo que a revista vinha divulgando se concretizou, mais uma vez, com o apoio do partido presidido pelo ex-deputado em Sergipe a Luiz Roberto (PDT), pré-candidato de Edvaldo Nogueira (PDT) e Fábio Mitidieri (PSD).
O anúncio oficial da aliança entre o Solidariedade e o PDT ocorreu na manhã de hoje, 16, na capital, selando de vez a amarração que visa atrapalhar a retomada de protagonismo do PT com Candisse Carvalho.
Os planos iniciais incluíam lançar Valadares Filho como pré-candidato a prefeito para confundir a esquerda. No entanto, o ex-deputado encontrou uma forte resistência entre os dirigentes petistas, que, determinados a recuperar o protagonismo do PT, deixaram claro que não abririam mão de uma candidatura própria para apoiá-lo, especialmente considerando que ele é visto como um dos principais carrascos da sigla petista.
O ex-deputado tem forte ligação com o governo privatista e de direita de Fábio Mitidieri (PSD), votou favorável ao impeachment de Dilma Rousseff em 2016 e teve associação com Jair Bolsonaro (PL) na campanha de 2018. Ou seja, tudo que vai de encontro com o que a militância petista e de esquerda anseia.
Além disso, Valadares tem enfrentado severas derrotas em Sergipe desde 2016, o que levou até os governistas a descartarem seu nome como vice de Luiz Roberto, devido à percepção de que ele é um “pé frio” que costuma fazer chapas perderem nas eleições em que disputa.