O pré-candidato a prefeito de Lagarto, Sérgio Reis (PSD), assegurou que o evento de sua convenção, que acontecerá neste domingo, 21, no Colégio Estadual Dom Mario Rino Sivieri, não contará com fogos de artifício barulhentos, visando preservar o bem-estar de autistas, crianças, idosos e animais.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Sérgio explicou sua decisão: “Em respeito aos autistas, às pessoas com sensibilidade auditiva, aos idosos, crianças e aos pets, eu e minha equipe decidimos que faremos uma campanha sem esses fogos que causam barulho.”
O barulho dos rojões pode causar grande desconforto e até danos, não apenas para os humanos, mas também para os animais. Os pets podem reagir com pânico ao som dos fogos, o que pode levá-los a se machucar ou até mesmo a ser atropelados na tentativa de fugir. Em situações extremas, isso pode resultar em parada cardiorrespiratória.
Por outro lado, o uso de fogos também pode ser prejudicial para as pessoas, especialmente para crianças, idosos e aquelas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), que são mais sensíveis a estímulos auditivos.
Estudos mostram que esses indivíduos podem enfrentar crises prolongadas de desconforto sensorial, que afetam não apenas a audição, mas também outros sentidos.