Tem sido intensas as movimentações do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) para fortalecer a retomada de seu protagonismo em Sergipe, visando voltar a ditar as políticas públicas do estado e reviver seus tempos de ouro, com Lula (PT) na Presidência da República.
Nas eleições de 2024, a sigla está mais próxima do que nunca de alcançar esse objetivo, destacando-se tanto na capital quanto no interior sergipano. O PT pode se tornar uma das legendas com maior número de eleitos no estado, já que uma de suas estratégias inclui lançar chapas majoritárias e proporcionais em 50 dos 75 municípios.
Um de seus maiores destaques é a pré-candidatura em Aracaju, maior colégio eleitoral do estado e uma das prioridades da nacional do partido: Candisse Carvalho. A petista, que conta com o apoio do presidente Lula, tem presença mais do que garantida no segundo turno, conforme levantamentos e analistas independentes. Eles a consideram o verdadeiro fator surpresa na disputa e o principal nome da esquerda na capital.
No interior, o PT também mostra grande força. Cidades como Capela com Isadora Sukita; Cristinápolis com Sandro de Jesus; Nossa Senhora das Dores com Drª. Thamires; Simão Dias com Cristiano Viana; Arauá com Fábio Costa; Riachão do Dantas com Dr. Renan; Salgado com Givanildo; Santa Luzia do Itanhi, São Domingos, Japaratuba, Indiaroba, Cedro de São João, Maruim, Muribeca, General Maynard, Nossa Senhora de Lourdes, entre outras, têm visto o partido ganhar destaque na disputa.