A Justiça Eleitoral deferiu um pedido liminar para impedir a divulgação de uma pesquisa eleitoral realizada pela empresa Vox Pesquisas Ltda em Japaratuba, por indícios de irregularidade.
A decisão, segundo o juiz Rinaldo Salvino do Nascimento, baseou-se na falta de cumprimento de requisitos objetivos para a divulgação da pesquisa, especificamente a ausência do Demonstrativo do Resultado do Exercício Financeiro do ano anterior à realização das eleições (DRE), conforme exigido na Resolução TSE 23.600/19.
O juiz determinou que a Vox Pesquisas Ltda se abstenha de divulgar os resultados da sondagem, sob pena de uma multa de R$ 60 mil. Além disso, o Ministério Público foi notificado para se manifestar sobre a decisão no prazo de dois dias, e a empresa foi intimada a apresentar sua defesa dentro do mesmo período.
A suspensão da pesquisa foi celebrada pelo Partido dos Trabalhadores de Japaratuba, onde tem Sizi da Saúde como pré-candidata à prefeita. A legenda apontou que a decisão judicial expôs tentativas de manipulação de informações por parte de seus oponentes. “Essa tentativa descarada de enganar a população mostra o quanto estão dispostos a manipular informações para alcançar seus objetivos”, frisou.