Com o prazo para os partidos e federações realizarem suas convenções chegando ao fim nesta segunda-feira, 5, as movimentações têm sido intensas nos municípios sergipanos. Em Lagarto, já foram oficializadas quatro candidaturas ao Executivo para a disputa deste ano.
No município do Centro-Sul Sergipano, Sérgio Reis (PSD) foi o primeiro a oficializar sua candidatura à prefeitura. A convenção ocorreu no dia 21 de julho, no Colégio Estadual Dom Mario Rino Sivieri, onde Suely Menezes foi confirmada como candidata a vice-prefeita.
Na última sexta-feira, 2, o Podemos realizou sua convenção, na qual se esperava a oficialização de Valmir Monteiro como candidato à prefeitura. No entanto, o ex-prefeito optou por não participar das eleições de 2024 para cuidar de sua saúde, lançando apenas a chapa proporcional de seu grupo e causando uma grande reviravolta no cenário político de Lagarto.
No sábado, 3, a Federação PSOL/Rede realizou sua convenção na Rua Dr. Josias Machado, oficializando uma chapa puro-sangue para disputar a prefeitura do município. A composição é encabeçada por Netto Ribeiro, com Alisson Robert como candidato a vice-prefeito.
Rafaela Ribeiro (Republicanos), candidata à sucessão da atual prefeita Hilda Ribeiro (Republicanos), homologou sua candidatura no domingo, 4, em um evento que lotou o Ginásio do Estação Cidadania Athila de Souza Paixão (CIE), onde também anunciou Fábio Frank como seu candidato a vice.
Também no domingo, o Partido dos Trabalhadores (PT) realizou sua convenção na Câmara Municipal de Vereadores, confirmando o Professor Benizário como seu candidato à prefeitura, e a professora Meire Bispo como candidata à vice-prefeita.
Até o momento, nenhum dos candidatos oficializados registrou suas respectivas candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para que isso aconteça encerra em 15 de agosto.