O protagonismo feminino nas eleições de 2024 em Aracaju, que caminha a passos largos para eleger sua primeira prefeita mulher, novamente foi destaque na imprensa nacional. Segundo o jornal O Globo, o número de candidatas neste ano é recorde na disputa pelo comando da capital sergipana.
O veículo ressalta que, entre os oito candidatos, cinco são mulheres: Candisse Carvalho (PT), Danielle Garcia (MDB), Emília Corrêa (PL), Niully Campos (PSOL) e Yandra Moura (UB).
Destas, apenas Candisse lidera uma chapa 100% feminina, com a professora Rosângela como sua candidata a vice-prefeita. As demais candidatas escolheram homens como companheiros de composição: Danielle tem Ayslan Araújo (MDB); Emília vai com Ricardo Marques (Cidadania); Niully com Alexis Pedrão (PSOL); e Yandra com Belivaldo Chagas (Podemos).
“As candidatas vão enfrentar o poder das máquinas do estado e da prefeitura. O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), que está no segundo mandato, e o governador Fábio Miditieri (PSD) lançaram Luiz Roberto (PDT), um dos três homens na disputa. O outros são José Paulo (Novo) e Felipe Vilanova (PCO)”, diz o jornal, na matéria assinada por Sérgio Roxo.
As eleições municipais ocorrerão em 6 de outubro, com segundo turno marcado para 27 de outubro.