Francisco de Olinda de Assis, conhecido como Bolsonaro Sergipano, é um dos seis candidatos a vereador nas capitais brasileiras que adotaram o nome do ex-presidente para disputar uma vaga nas eleições de 2024, mesmo sem ter qualquer vínculo familiar com ele.
Filiado ao Avante, ele concorre a uma das 26 cadeiras na Câmara de Aracaju e busca capitalizar a popularidade do ex-presidente para garantir sua eleição. Seu nome já foi registrado no sistema DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e aguarda o deferimento do pedido de candidatura.
Nas eleições de 2020, o Bolsonaro Sergipano também tentou uma vaga na Casa, mas foi considerado inapto pela Justiça Eleitoral devido a questões partidárias. Em 2022, disputou uma cadeira na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), onde obteve 606 votos, sendo 351 em Aracaju.
Além dele, outros candidatos pelo país adotaram o nome Bolsonaro. Em Campo Grande (MS), Joany da Silva, concorrendo pelo PL, se apresenta como Joany Dote Bolsonaro. Em Boa Vista (RR), Valdeilson da Silva usa o nome Deilson Bolsonaro para concorrer, também pelo PL, por exemplo.
Vale destacar que, em alguns casos, os candidatos podem não conseguir a aprovação da Justiça Eleitoral, devido a possibilidade de confundir os eleitores, o que é proibido pelo TSE.
Inclusive, o filho do ex-presidente, Jair Renan, foi alvo de uma ação do Ministério Público Eleitoral (MPE) por ter se registrado com o nome “Jair Bolsonaro”, o que especialistas afirmam poder induzir os eleitores ao erro.