O ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), obteve uma importante vitória para disputar as eleições de 2024 na Justiça Eleitoral, que julgou improcedente o pedido de impugnação de sua candidatura, apresentado pela coligação “Prefeito de Verdade”, que inclui os partidos PSD, MDB, União Brasil, PP, Podemos e PSB.
Em sua decisão, o juiz afirmou: “Por todo o exposto, amparado na norma contida no art. 15, II da Constituição Federal, com sua interpretação compatível com a premissa maior de garantia aos direitos fundamentais do cidadão, julgo, havendo atendido à ritualística prevista na Lei Complementar 64/1990. Improcedente a impugnação ao registro de candidatura de Valmir dos Santos Costa e, por entender presentes as condições de elegibilidade para o cargo de Prefeito e ausentes quaisquer outras causas de inelegibilidade, defiro-lhe o pedido de registro de candidatura para concorrer ao cargo de Prefeito do Município de Itabaiana, Estado de Sergipe, nas eleições de 2024, devendo o cartório eleitoral proceder às atualizações necessárias no Sistema de Candidaturas – CAND.”
O pedido de impugnação havia se baseado em um processo judicial por injúria e difamação que o ex-prefeito enfrenta na 9ª Zona Eleitoral de Itabaiana.
Com essa nova decisão, Valmir está oficialmente na disputa pela prefeitura, caminhando a passos largos para seu terceiro mandato. Ele enfrentará a forte chapa da oposição, composta pelos empresários Edson Passos (PSD) e Aguinaldo de Verso (UB).