O sergipano Ulisses Freitas, que fará sua estreia nas Paralimpíadas de Paris na próxima quarta-feira, 4, competindo na categoria H4 do paraciclismo e defendendo as cores do Brasil, foi destaque ontem, 27, em uma reportagem do programa Profissão Repórter, da TV Globo, onde os repórteres Irion Martins e Thiago Jock acompanharam sua rotina e os preparativos antes da viagem para a França.
A reportagem destacou que Freitas percorre 70 km entre as cidades de Paripiranga, na Bahia, e Lagarto, em Sergipe, em um trajeto com variações de inclinação que se assemelham às condições que enfrentará na capital francesa.
Com os Jogos Paralímpicos começando nesta quarta-feira, 28, e se estendendo até 8 de setembro, Ulisses embarcou para Paris no início de agosto, contando com o apoio da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), do Governo Federal, através do Bolsa Atleta, do patrocínio do Governo do Estado, e do Grupo Banese.
Ele foi convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, após seu excelente desempenho entre 2022 e 2024. Com 12 anos de experiência no paraciclismo, o lagartense já acumulou uma série de conquistas, incluindo títulos de tetracampeão brasileiro, tetracampeão da Copa do Brasil e campeão sergipano. Este ano, ele já conquistou seis medalhas de ouro em competições nacionais.
Vale lembrar que Ulisses foi o primeiro sergipano a competir nos Jogos Parapan-Americanos de 2023, em Santiago, no Chile, e agora se torna o primeiro paratleta do estado a participar de uma Paralimpíada.
Sua estreia ocorrerá na quarta-feira, 4 de setembro, com a Prova de Contrarrelógio às 9h30 (horário de Brasília) e a Prova de Resistência no dia 5 de setembro, às 11h (horário de Brasília). Os Jogos Paralímpicos de Paris serão transmitidos pelos canais Sportv 2, ge e CazéTV, no YouTube.