O deputado federal por Sergipe, Rodrigo Valadares (UB), desafiou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, nesta terça-feira, 3, após utilizar o X (antigo Twitter) durante um voo. A provocação veio após o magistrado suspender as atividades da rede social no Brasil, em resposta à resistência da empresa de Elon Musk em cumprir determinadas ordens judiciais.
“Estou tuitando dos ares. Nas nuvens, o mundo segue sem ditadura e censura. Na rede, o Pablo Marçal [candidato à Prefeitura de São Paulo que teve perfil no Instagram suspenso] aparece para mim no Insta e o X funciona. Será que vou tomar R$ 50 mil de multa do Moraes? Desobediência civil não é mais um direito, é um dever. Valeu, Latam”, escreveu Rodrigo Valadares no Instagram.
A suspensão do X ocorreu após o fim do prazo de 24 horas dado pelo ministro ao bilionário Elon Musk, dono da rede social, para indicar um novo representante legal no Brasil.
A rede social está sem representante legal no país desde 17 de agosto, quando fechou seu escritório aqui no Brasil. Musk se tornou investigado no inquérito que apura a suposta prática dos delitos de obstrução à Justiça, organização criminosa e incitação ao crime.
Além disso, o ministro determinou a aplicação de multa diária de R$ 50 mil para pessoas físicas e jurídicas que utilizarem uma VPN para acessar a rede social X.
Com informações do Metrópoles