Um card produzido pela Revista Realce, que apresentava os resultados de uma pesquisa do Instituto Gadu sobre a intenção de votos para a prefeitura de Ribeirópolis, nesta quarta-feira, 18, foi manipulado, sugerindo que a mesma sondagem teria sido realizada no município de Cumbe.
No entanto, trata-se de uma grande fake news, e tanto a Realce, quanto o Instituto, entrarão com medidas legais contra a divulgação do card falso.
O card original mostra a pesquisa realizada em Ribeirópolis, registrada sob o número SE-00188/2024, onde Rogério Sobral (PSB) lidera as intenções de voto contra Georgeo Passos (Cidadania). No entanto, na versão falsa, esses mesmos dados foram manipulados, mas com candidatos de Cumbe, mostrando Eri (UB) como favorito, seguido por Louro de Vieira (PSD), distorcendo completamente os resultados.
Vale ressaltar também que o Instituto Gadu, até o momento, não realizou e nem divulgou nenhum resultado de pesquisa no município. A revista vai encomendar uma sondagem na cidade ainda nesta semana.