Mesmo após a 1ª Vara Cível de Lagarto ter declarado a inocência do maior líder popular da história do município, Valmir Monteiro, no caso do matadouro, o veredicto não foi o suficiente para cessar o anseio da população, que ainda carrega um forte clamor por justiça ao ex-prefeito, rejeitando veementemente o grupo dos Ribeiros nas eleições de 2024.
Esse sentimento tem se traduzido em um apoio massivo a Sérgio (PSD), sendo um forte combustível para a campanha do pessedista, que, com os fiéis seguidores de Monteiro ao seu lado, está a um passo de conquistar a prefeitura da cidade pela primeira vez.
O candidato já conta com o apoio de diversas lideranças e aliados do grupo de Valmir e, segundo informações, deverá receber o respaldo decisivo dos filhos e grandes herdeiros do legado político do ex-prefeito — Ibrain, Rafael e Vanessa. Com essa união, espera-se que o resultado da eleição, marcada por seu caráter atípico, seja selado definitivamente, impulsionado pela força de um povo que oscila entre a revolta e a esperança.
Através de Sérgio, eles buscam fazer justiça a Valmir, que foi expulso da prefeitura e, posteriormente, preso — uma humilhação pública que o fez se isolar e enfrentar um diagnóstico de câncer de estômago, que mais tarde resultou em seu falecimento.