Apesar de seu perfil técnico e, por vezes, até rígido, o candidato à prefeitura de Aracaju, Luiz Roberto (PDT), cometeu graves deslizes durante sua participação no último debate das eleições de 2024 na capital, realizado pela TV Sergipe na quinta-feira, 3. Entre os erros, destacou-se a confusa declaração de que gostaria de “contribuir para o efeito estufa”, que rapidamente se tornou motivo de chacota nacional, virando manchete no portal Metrópoles.
Em sua fala, ele afirmou: “Eu vou criar um plano municipal de arborização, para que a gente plante, cada vez mais, árvores na nossa cidade e façamos um cinturão verde, inclusive contribuindo para o efeito estufa.”
O efeito estufa é um fenômeno natural em que gases na atmosfera retêm parte do calor proveniente do Sol, aquecendo o planeta, mas que, em excesso, intensifica o aquecimento global, levando a mudanças climáticas. Portanto, a arborização, ao contrário do que Luiz Roberto sugeriu, combate esse problema. Árvores absorvem CO2 durante a fotossíntese, reduzindo a quantidade de gás na atmosfera e contribuindo para a mitigação do aquecimento global, segundo especialistas.
A falha foi rapidamente aproveitada pelos adversários políticos do candidato de Edvaldo Nogueira (PDT), ganhando ainda mais repercussão nas redes sociais. Participaram do debate Candisse Carvalho (PT), Delegada Danielle (MDB), Emília Corrêa (PL), Luiz Roberto (PDT), Niully Campos (PSOL) e Yandra (União).