O professor André Maurício, que encabeçou a chapa “UFS da Gente”, ao lado de Silvana Bretas, foi eleito ontem, 15, como o novo reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ele conquistou um total de 10.102 votos, em uma votação recorde, sendo o preferido entre os três segmentos da instituição.
A maior parte dos votos veio dos estudantes, com 8.843 votos, seguido pelos docentes, com 746, e pelos técnicos administrativos, com 513.
Esse resultado garantiu a vitória sobre o atual reitor, Valter Joviniano, que obteve apenas 3.763 votos no total. A chapa “De Mãos Dadas Somos Mais Fortes”, composta por Rosalvo Ferreira e Rogéria Nunes, ficou em terceiro lugar, com 795 votos. Já a “Ensino e Liberdade”, formada por David Soares e Alan Almeida, teve o desempenho mais fraco, alcançando apenas 212 votos.
Além dos votos válidos, foram contabilizados 186 votos brancos e nulos.
André possui Licenciatura e Bacharelado em Física pela UFS, além de mestrado e doutorado pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) no Rio de Janeiro, e pós-doutorado pela Universidade de Stuttgart, na Alemanha.
A vice-reitora eleita, professora Silvana Bretas, é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com mestrado em Educação pela Unicamp e doutorado em Educação Escolar também pela UNESP.