A nova linhagem da variante Ômicron da Covid-19, a XEC, que já foi detectada no Brasil nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, ainda não chegou a Sergipe, de acordo com autoridades sergipanas e o Laboratório de Sequenciamento Genético.
Mesmo assim, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta a população sobre a importância de manter os cuidados e a vacinação contra a Covid-19 em dia como medida preventiva.
“Essa nova subvariante da Omicron, que é a XEC, tem se mostrado em alguns países com potencial de maior transmissibilidade. Aqui no Brasil, apesar de ser identificada em três estados, ainda não foi observado alto grau de transmissão. Em Sergipe, fazemos o acompanhamento e o envio das amostras para a realização do reconhecimento genômico, mas não identificamos a presença dessa subvariante. Então, esse momento é de alerta, pois alguns países têm chamado a atenção justamente por esse aumento na transmissibilidade, mas que nenhuma gravidade a mais tem sido visto nesses casos”, explicou o diretor de Vigilância em Saúde, Marco Aurélio Góes.
A SES também reforça que a principal forma de prevenção continua sendo a ampliação da cobertura vacinal.
Em casos de sintomas como febre, cansaço e tosse seca, é recomendado realizar o teste rápido ou, em ambiente hospitalar, o teste PCR. A utilização de máscaras em locais com alta circulação de pessoas, bem como a higienização das mãos, são fundamentais para evitar a propagação do vírus, de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).