As eleições de 2024 em Aracaju, históricas pela forte participação feminina e pela vitória de Emília Corrêa (PL), primeira mulher eleita prefeita na capital, foram marcadas pelo avanço estrondoso da direita, que contou com importantes nomes por trás das articulações, a exemplo do deputado federal Rodrigo Valadares (UB), que também saiu vitorioso da disputa.
O parlamentar bolsonarista foi fator crucial para a vitória da candidata do PL, bem como a da sua esposa, Moana Valadares (PL), eleita como a mulher mais votada para a Câmara Municipal, com 7.216 votos. Esses resultados conferiram, sem dúvidas, mais capital político para Rodrigo, que agora vislumbra ainda mais a possibilidade de disputar uma vaga no Senado em 2026, ano em que serão duas cadeiras disponíveis para Sergipe.
A Realce já havia antecipado essa possibilidade em outubro de 2023, antes mesmo do início das movimentações para 2024, em uma matéria que analisou os potenciais candidatos à Câmara dos Deputados e ao Senado.
No caso de Rodrigo, conhecido por seu discurso enraizado em valores tradicionais e pela defesa incisiva da família e de outras pautas conservadoras, e que vem consolidando seu capital político desde 2020, seu nome passou a ser cogitado diante do reconhecimento nacional que vem recebendo, destacando-se por seu firme apoio ao ex-presidente Bolsonaro e seu papel combativo como opositor na Câmara Federal.