O município de Lagarto tem testemunhado um verdadeiro caos no final da gestão de Hilda Ribeiro (Republicanos), especialmente nas áreas de educação e saúde, que estão em total estado de abandono pela prefeitura. E essa situação tende a piorar ainda mais com o anúncio do Instituto de Desenvolvimento Humano (IDH) sobre a paralisação de seus serviços no município devido à falta de pagamento pela administração municipal.
Em um ofício enviado à Secretaria da Saúde, o instituto, que é responsável por diversos serviços na cidade, afirmou: “Informamos que iniciaremos o processo de suspensão das atividades do Instituto no município. Lamentamos profundamente termos que tomar tal medida, o que, como colocado no ofício anterior, deixará milhares de pessoas sem atendimento no município em todas as áreas, ações e programas de saúde. Porém, a atitude da gestão municipal em não honrar com os compromissos assumidos e de, sequer, se manifestar quando perguntada por inúmeras vezes sobre os pagamentos em atraso, nos leva a adotar esta medida”.
“Novamente enviaremos cópia deste ofício ao Conselho Municipal de Saúde para que este cumpra o seu papel de fiscalizador das políticas e ações de saúde, solicitando do gestor municipal da saúde uma solução para o problema, não deixando que milhares de pessoas de Lagarto fiquem desassistidas”, acrescentou.
Desde a derrota de seu grupo nas urnas no último dia 6, a gestão de Hilda em Lagarto tem deixado a população em completo abandono e realizado demissões em massa, comprometendo o funcionamento de serviços essenciais.
Além disso, como já abordado pela Realce, as informações também dão conta que a prefeitura enfrenta uma grave crise fiscal, com certidões negativadas há sete meses; e sem cumprir direitos trabalhistas com aqueles que têm sido exonerados.