Mães e pais de crianças com Transtorno de Espectro Autista estão preocupados e aflitos com a situação que se encontram após o empresário José Augusto Vieira, proprietário do Grupo Maratá, solicitar a desocupação da associação de equoterapia no Parque de Exposição Nicolau de Almeida. A ação ocorre após a prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro (Republicanos) dar andamento à permuta do patrimônio histórico da cidade.
A notificação extrajudicial foi entregue na manhã desta terça-feira, 5, estabelecendo o prazo de três dias, até a próxima sexta-feira, 8, para que a associação deixe o local.
A associação atende cerca de 230 famílias que utilizam o tratamento de saúde oferecido no parque. Segundo o vereador Josivaldo da Equoterapia, não há como transferir os 20 cavalos e o restante dos equipamentos, materiais didáticos e de saúde em tão curto prazo.
A situação é ainda mais crítica, pois não há outro espaço disponível para a transferência da associação.
Confira trecho do ofício:
“Prezado Senhor,
Foram finalizados todos os trâmites legais da permuta entre os imóveis pertencentes ao município de Lagarto e o imóvel de propriedade do notificante. Desta forma, o imóvel conhecido como Parque Nicolau Almeida teve sua propriedade transferida e, atualmente, pertence ao Sr. José Augusto Vieira.
Considerando que o imóvel está sendo ocupado pelo Centro Lagartense de Equoterapia, diante da posse precária e ilegítima em que se encontra esta associação, solicitamos que procedam à desocupação do imóvel até o dia 08/11/2024.
Em caso de descumprimento do prazo, serão tomadas medidas para a retomada coercitiva do imóvel.”