O deputado federal Thiago de Joaldo (PP) foi mais um sergipano na Câmara a assinar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa alterar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com o objetivo de reduzir a jornada de trabalho no Brasil.
À Realce, o deputado, que foi o quarto sergipano a apoiar a PEC, destacou que sua assinatura representa uma “abertura ao debate sobre esse tema específico”. Ele também mencionou a possibilidade de discutir questões correlacionadas, como a reconfiguração dos feriados nacionais, estaduais e municipais. “É consenso que o Brasil tem feriados demais”, afirmou.
“Já assinei, sinalizando abertura ao debate sobre esse tema específico e outros que mantém correlação com esta busca, a exemplo de oportunizar a reconfiguração dos feriados nacionais, estaduais e municipais, por exemplo”, pontuou.
Além dele, João Daniel (PT), Yandra Moura (UB) e Katarina Feitoza (PSD) também já assinaram a proposta.
Para que a PEC seja oficialmente protocolada, é necessário o apoio de um terço dos parlamentares — 171 deputados e 27 senadores. Até o momento, a proposta já conta com mais de 100 assinaturas.
O objetivo principal da proposta é acabar com a escala de trabalho 6×1, na qual o funcionário trabalha seis dias e descansa apenas um; e reduzir a jornada de trabalho semanal de 44 horas para 36 horas.