Todos os oito parlamentares sergipanos assinaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa alterar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) contra a escala 6×1 no Brasil. O deputado federal Rodrigo Valadares (UB) foi o mais recente a se somar aos demais favoráveis à tramitação da PEC na Câmara, após a orientação do União Brasil para que todos os seus deputados assinassem.
Além dele, João Daniel (PT), Yandra Moura (UB), Katarina Feitoza (PSD), Thiago de Joaldo (PP), Nitinho Vitale (PSD), Gustinho Ribeiro (Republicanos) e Icaro de Valmir (PL) também já assinaram.
Ao todo, já são cerca de 200 parlamentares que deram aval à tramitação da proposta de Érika Hilton (PSOL/SP), que precisava de 171 signatários.
O objetivo central da proposta é acabar com o formato atual, que permite escalas de 6 dias de trabalho e 1 de descanso – chamada de 6×1. Com isso, o trabalhador teria, no mínimo, três folgas semanais.
Essa fase atual tem como objetivo tornar a pauta discutível na Casa, conforme determina o regimento da Câmara dos Deputados. Futuramente, a proposta precisará receber voto favorável de 308 deputados, após toda a tramitação, que pode levar anos.