Revista Realce
  • Política
  • Giro Politico
  • Direito
  • Censura
  • Notícias
  • Policial
  • Saúde
  • Política
  • Giro Politico
  • Direito
  • Censura
  • Notícias
  • Policial
  • Saúde
Sem resultados
Ver todos os resultados
Revista Realce
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias

Confira Giro Político da semana

Edição especial de hoje traz um panorama das movimentações políticas em preparação para 2026.

20/11/2024
Em Notícias
Confira Giro Político da semana

Tem sido intensas as conversas das lideranças políticas sobre as eleições de 2026, especialmente após o resultado de 2024 na capital sergipana, com a vitória histórica de Emília Corrêa (PL), que praticamente zerou o jogo para o próximo pleito. Até lá, ainda há muita água para rolar, no entanto, já há especulações para a disputa majoritária e a proporcional, com surgimento de novos nomes que podem deixá-las totalmente acirradas.

Câmara

Para a Câmara, com os nomes que vem surgindo como possíveis candidatos, a disputa caminha para ser uma das mais acirradas da história. Além dos deputados que buscarão a reeleição, com destaque a João Daniel (PT) e Yandra Moura (UB), já se especulam as possibilidades de Márcio Macedo (PT), Cláudio Mitidieri (PSB), Capitão Samuel (PP), Nitinho Vitale (PSD), Priscila Felizola (UB), Valdevan 90, Marcos Santana e Padre Inaldo (PP) disputarem pelas oito cadeiras.

Situação do PL

Como ainda restam dois anos, muita coisa pode mudar, a exemplo da situação do PL. Na sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, Eduardo Amorim e André David— atualmente no Republicanos— podem surgir como candidatos a deputado federal, numa possibilidade de Ícaro abrir mão da disputa pela reeleição para buscar uma vaga na Alese, caso Valmir de Francisquinho (PL) se alinhe definitivamente com a legenda. Se o prefeito eleito de Itabaiana não ceder mais espaço ao grupo, deverá estar em outro partido e seu filho buscará mais um mandato na Casa. Outra possibilidade, como já abordado pela Realce, é dos Amorim construírem uma unidade com Emília e Fábio Mitidieri (PSD), onde o médico e ex-senador disputaria o Senado.

Senado

E por falar no Senado, para ele o cenário é diferente. Rogério Carvalho (PT), como detentor de mandato, tem prioridade dentro do PT para tentar a reeleição. Alessandro Vieira (MDB) enfrenta dificuldades e, segundo informações, pode optar por uma vaga na Câmara. Entre os novos nomes, Rodrigo Valadares (UB) pode tentar o Senado, caso não busque reeleição na Câmara. André Moura (UB) também é um forte candidato. Edvaldo Nogueira (PDT) almeja a vaga, mas a amarga derrota de Luiz Roberto (PDT) em Aracaju comprometeu completamente seus planos.

Fábio no Senado

Com a grande vitória de seu irmão, Sérgio (PSD), em Lagarto, um dos maiores colégios eleitorais do estado, Fábio Reis (PSD) naturalmente também tem sido cogitado como um forte candidato a uma das duas vagas para Sergipe no Senado em 2026. O deputado federal está em seu quarto mandato representando Sergipe no Congresso, e na última eleição obteve 75.848 votos. Se realmente optar por tentar ser senador, abre-se uma vaga para a Câmara.

Prefeitos em Brasília

Diversos prefeitos eleitos em Sergipe participaram em Brasília do Seminário “Novos Gestores”, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), e aproveitaram a oportunidade para visitar os gabinetes da bancada federal em busca de recursos para suas respectivas gestões.

Prefeitos em Brasília II

Estiveram na capital federal: Daiane Oliveira, de Siriri; Izabel de Nollet, de Divina Pastora; Cleane de Everton, de São Miguel do Aleixo; Lara Martins, de Pacatuba; Eraldo do Frigorífico, de Itabaianinha; Décio Neto, de Japaratuba; Médici de Maim, de Campo do Brito; Vado Gavião, de Poço Redondo; Ianna de Dr. Thiago, de Nossa Senhora da Glória; dentre vários outros.

Secretariado de Emília

Nos bastidores da política aracajuana, as discussões e especulações em torno da composição do secretariado da prefeita eleita de Aracaju estão ganhando força. Um dos nomes mais comentados é o do advogado Unaldo Mota, que pode assumir o cargo de Procurador do Município. Outro nome ventilado é o do advogado Thiago, apontado como provável secretário de Planejamento. Já para a Secretaria Municipal de Saúde, as apostas giram em torno do ex-senador e médico Eduardo Amorim ou da diretora do Hospital Santa Isabel, Débora Leite. Para a Secretaria de Defesa Social, responsável pelo Procon, SMTT e Guarda Municipal, o nome mais citado é o do delegado André David, suplente de deputado federal pelo Republicanos.

Secretariado de Emília II

De acordo com o presidente do Partido Liberal em Sergipe, Edivan Amorim, Emília deverá anunciar os nomes de sua gestão, que inicia em 2025, em breve. Já conforme outros aliados, a prefeita eleita pretende anunciar a equipe até 20 de dezembro.

Crise administrativa e financeira

Uma grave crise administrativa e financeira se instalou em Lagarto após o resultado das eleições de 2024, com direito a acusações de demissões em massa, negligência com os serviços públicos essenciais e um rombo financeiro de R$ 4 milhões da gestão de Hilda Ribeiro (Republicanos) em dívidas de salários e rescisões trabalhistas, que têm gerado uma grande revolta popular.

Um abacaxi para descascar

O próprio aliado do deputado Gustinho Ribeiro (Republicanos) e da prefeita, Luiz Carlos, reconheceu em um grupo de WhatsApp que o prefeito eleito, Sérgio Reis (PSD), enfrentará “um abacaxi para descascar” ao assumir a gestão municipal em 2025, devido aos problemas generalizados, que têm sido promovidos supostamente de forma proposital pela atual gestão.

Negros foram maioria

Pela primeira vez na história, o Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira, 20 de novembro, foi considerado feriado nacional. A data, além de simbolizar a luta contra o racismo e a desigualdade social, trouxe reflexões sobre conquistas recentes. Em Sergipe, por exemplo, as eleições de 2024 representaram um grande marco, com negros sendo a maioria entre os eleitos para cargos de prefeitos, vereadores e vice-prefeitos, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os números da representatividade

No primeiro turno das eleições, 37 prefeitos eleitos se declararam pardos à Justiça Eleitoral, superando os 35 candidatos autodeclarados brancos. Entre os vereadores, os números foram ainda mais expressivos: dos 812 eleitos, 594 (73%) se autodeclararam pretos ou pardos. Já entre os vice-prefeitos eleitos foram 46 (66,8%).

Matéria Anterior

Emília, Rogério e Mitidieri e os rumos das eleições 2026

Próxima Matéria

PSD e PSB tentam reverter decisão de ministra que confirmou vitória de Ana Helena como prefeita de Aquidabã

Próxima Matéria
PSD e PSB tentam reverter decisão de ministra que confirmou vitória de Ana Helena como prefeita de Aquidabã

PSD e PSB tentam reverter decisão de ministra que confirmou vitória de Ana Helena como prefeita de Aquidabã

Mais Populares

  • Pesquisa aponta Ricardo Vasconcelos e Gordinho do Povo como líderes na corrida pela Câmara de Aracaju

    Pesquisa aponta Ricardo Vasconcelos e Gordinho do Povo como líderes na corrida pela Câmara de Aracaju

    1293 compartilhamentos
    Compartilhe 517 Tweet 323
  • Exclusivo: documento aponta que Luiz Roberto foi demitido da Petrobras por favorecer empresa de irmão

    866 compartilhamentos
    Compartilhe 346 Tweet 217
  • Acompanhe ao vivo o julgamento de Valmir de Francisquinho

    860 compartilhamentos
    Compartilhe 344 Tweet 215
  • Lagarto: três vereadores que buscam a reeleição e Marlene Menezes lideram a disputa pela vereança em nova pesquisa

    838 compartilhamentos
    Compartilhe 335 Tweet 210
  • TSE julga nesse momento registro de candidatura de Valmir de Francisquinho

    805 compartilhamentos
    Compartilhe 322 Tweet 201
Revista Realce

© 2022 Revista Realce. Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Giro Politico
  • Direito
  • Censura
  • Notícias
  • Policial
  • Saúde

© 2024 Revista Realce. Todos os direitos reservados. Jornalista responsável: DRT 1691/SE. Tel.: (79) 99660-5697

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?