Recolocando Sergipe no centro da produção de petróleo e gás no Brasil, após meses de articulação e luta lideradas pelo movimento “Volta, Petrobras!”, encabeçado pelo senador Rogério Carvalho (PT), a estatal anunciou, no último sábado, 30, o início do processo de contratação para duas unidades FPSOs no Projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP).
“Esse avanço é fruto de muita luta, compromisso e que muito nos alegra, porque trabalhamos incansavelmente para garantir que Sergipe volte a ser prioridade, e hoje vemos a materialização desse esforço, garantindo oportunidades para os trabalhadores e fomentando o desenvolvimento econômico do nosso estado. Sergipe tem história, tem força e tem futuro. Seguiremos na luta para transformar essa riqueza em benefícios para nosso povo!”, comemorou Rogério.
De acordo com a estatal, o modelo de contrato escolhido é o BOT (Build, Operate and Transfer), que visa agilizar o início das operações e assegurar retornos econômicos e sociais significativos. Nesse formato, a empresa contratada será responsável pelo projeto, construção, montagem e operação das plataformas por um período inicial, transferindo posteriormente a gestão à Petrobras.
A primeira unidade a ser contratada, destinada ao SEAP 2, deverá entrar em operação em 2030. Uma segunda plataforma está prevista para ser construída com a evolução do projeto, direcionada ao SEAP 1. A data final para recebimento de propostas é 16 de junho de 2025.
As plataformas terão capacidade de processar até 120 mil barris de petróleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, com o gás especificado para exportação sem necessidade de tratamento adicional em terra.