O renomado artista visual sergipano, Gildecio Costaeira, natural do Povoado Campo do Crioulo, em Lagarto, foi destaque na última semana no Festival Cultural do Brasil em Viena, na Áustria, o maior evento do gênero na Europa.
Esta foi a quinta vez que ele representou o Brasil no festival, que nesta edição homenageou a cultura indígena, reunindo artistas indígenas e não indígenas para celebrar a pluralidade dos povos e os costumes brasileiros.
Com mais de 30 anos de experiência nas artes visuais, Gildecio também teve a oportunidade de encontrar o Embaixador do Brasil na Áustria, César Augusto Vermiglio Bonamigo, a quem entregou seu portfólio artístico. “Tive o prazer de conhecê-lo e, pela primeira vez, mostrar minhas pinturas a um diplomata brasileiro. Obrigado por tudo”, declarou o artista.
Organizado pela Sociedade Austro-Brasileira de Educação e Cultura – PAPAGAIO, o Festival Cultural do Brasil é realizado anualmente em Viena com o objetivo de divulgar a cultura brasileira e a língua portuguesa no exterior. Com apoio do Weltmuseum Wien e da Secretaria de Cultura de Viena (Wien Kultur), o evento expande suas atividades a cada edição, promovendo ações em outras cidades, dependendo da disponibilidade dos artistas.
O festival é idealizado e organizado por Vanessa Noronha Tölle, pedagoga brasileira natural de Aracaju, que divide sua vida entre o Brasil e a Áustria.