Alberto Macedo (UB) e Airton Martins (PSD), ex-aliados, foram protagonistas de uma disputa acirrada na Barra dos Coqueiros nas eleições de 2024 e também merecem destaque na série de retrospectivas da Realce.
Com apenas um mandato à frente da prefeitura, Alberto iniciou o ano já despontando como pré-candidato à reeleição, apostando todas as suas fichas em sua gestão como principal cabo eleitoral.
Entre suas realizações, destacam-se a modernização da iluminação pública, com a instalação de luzes de LED em vários pontos da cidade, promovendo mais segurança e eficiência energética. Além disso, o programa “Avança Barra (PAB)” trouxe melhorias significativas, incluindo obras de pavimentação, sinalização e urbanização, especialmente na orla da cidade. Outro marco foi a conquista de um financiamento de R$ 20 milhões junto à Caixa Econômica Federal, destinado a projetos importantes como a construção de creches, urbanização de quadras poliesportivas e revitalização de espaços públicos.
Por outro lado, Airton, que contou com o apoio do governador Fábio Mitidieri (PSD), do irmão deputado estadual Adailton Martins (PSD) e de outras lideranças, acirrou a disputa com Alberto ao longo da campanha, apesar de Danilo (PT) se apresentar como uma terceira via, relembrando também seus feitos enquanto ex-gestor do município. A estratégia deu resultado, e ele saiu vitorioso nas urnas, com uma diferença de menos de 500 votos, marcando uma reviravolta na política barracoqueirense.