O governo federal divulgou hoje, 30, uma lista oficial de feriados e pontos facultativos para 2025, que terá um número maior do que em 2024.
De acordo com a portaria, o próximo ano contará com dez feriados nacionais e oito pontos facultativos, sendo que apenas quatro deles permitirão a extensão do descanso com fins de semana.
O primeiro será durante a Páscoa, com a Sexta-feira Santa em 18 de abril, seguida do feriado de Tiradentes, que cairá em 21 de abril, uma segunda-feira. Outro período prolongado será o feriado de 1º de maio, Dia do Trabalho, que cairá em uma quinta-feira, o que também acontece com o feriado de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e o Natal, em 25 de dezembro, ambos permitindo a possibilidade de emenda com a sexta-feira e o fim de semana.
Por outro lado, alguns dos feriados mais tradicionais cairão em fins de semana e, por isso, não proporcionarão dias extras de folga. É o caso do 7 de setembro, Independência do Brasil, que será no sábado, do 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, e do 2 de novembro, Finados, ambos no domingo. O feriado de 15 de novembro, Proclamação da República, também será em um sábado.
Além dos feriados nacionais, o calendário de 2025 traz pontos facultativos, como o Carnaval, que será celebrado nos dias 3, 4 e 5 de março, incluindo a segunda e a terça-feira, além da Quarta-feira de Cinzas. O Corpus Christi, no dia 19 de junho, numa quinta-feira, será feriado, enquanto no dia 20, sexta-feira, será ponto facultativo.
É importante lembrar que municípios e estados podem determinar feriados locais, que se somam aos feriados nacionais e aos pontos facultativos.