Mais uma das figuras que merecem destaque em nossa série de retrospectivas, Petinho de João Grande (MDB) sai fortalecido de 2024 e com sua liderança consolidada em Riachuelo, após ter sido reeleito prefeito para mais quatro anos.
O ano começou com investimentos na infraestrutura e educação, como a reforma da Escola Cônego de Barros Padilha, obras na Travessa Natanael e no Loteamento Tarso Garcez, além da inauguração do Jardim de Infância Laura Aguiar. Ainda em janeiro, o prefeito protocolou o projeto de criação da Guarda Municipal.
Na saúde, em fevereiro, ele trouxe o programa “Odontologia no Lar”, que levou serviços odontológicos diretamente às casas de pessoas com dificuldades de locomoção. Nesse mesmo mês, Petinho anunciou investimentos na modernização de espaços públicos por meio do programa “Acelera Riachuelo”, incluindo reformas no Mercado Municipal, Mercado de Carne e na quadra da entrada da cidade. Outras ações destacadas foram a entrega do calçamento do assentamento Mário Lago e a distribuição de cestas básicas pelo programa “Tá na mesa”.
Em março, o prefeito destacou-se pelo compromisso com a valorização dos servidores públicos, garantindo o pagamento do piso salarial dos professores, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, com retroativos. Além disso, lançou a reforma da Praça Getúlio Vargas e mais quatro ordens de serviço dentro do programa “Acelera Riachuelo”, reforçando o impacto positivo de mais de R$ 5 milhões em investimentos.
No mês de maio, sancionou o projeto de lei que oficializou a criação da Guarda Municipal, uma iniciativa que fortalece a segurança pública do município. Já em julho, deu início à segunda etapa do programa “Acelera Riachuelo”, com a modernização do Centro de Abastecimento de Riachuelo (CEAR), e realizou sua convenção partidária, oficializando sua candidatura à reeleição.
Durante a campanha, iniciada em agosto, Petinho intensificou sua presença nas ruas, destacando suas realizações e planos futuros. Nas urnas, conquistou a vitória com 3.109 votos (45,16% dos votos válidos), superando Helder de Pedão (PT) e Candida Leite (UB).
Diplomado em 18 de dezembro, Petinho se prepara para a posse em 1º de janeiro de 2025, com a promessa de continuar avançando em projetos que fortalecem o desenvolvimento de Riachuelo.