Itabaiana, Lagarto, Frei Paulo e Salgado, alguns dos municípios mais afetados pelas fortes chuvas em Sergipe, podem decretar situação de emergência, conforme informações da Defesa Civil.
“Existem alguns critérios que permitem ao município decretar situação de emergência para receber um aporte mais rápido da estrutura do estado. As chuvas trouxeram estragos consideráveis e a gente precisa trabalhar em parceria com os municípios para dar uma resposta e para que a população possa voltar à normalidade”, explicou o superintendente da Defesa Civil, Luciano Queiroz.
De acordo com ele, a Defesa Civil encaminhará para Brasília os registros dos danos causados no estado, visando complementar as ações com recursos federais.
Ainda segundo a Defesa Civil, o estado registrou um volume de chuvas superior ao esperado para todo o mês de janeiro. Apesar da tendência de diminuição das chuvas nos próximos dias, o alerta permanece ativo até esta quinta-feira, 16.
As chuvas podem gerar acumulados expressivos em Sergipe, com alto risco em rodovias, além de possibilidade de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamento de pequenos córregos e riachos. Também há risco de transbordamento dos principais rios e lagoas do estado, bem como a possibilidade de trovoadas, descargas elétricas e ventos fortes. Em caso de emergência, a população deve acionar as equipes pelos números 199 ou 193.