Ainda há muita água para rolar até as eleições de 2026, no entanto, os bastidores da política sergipana já estão fervilhando com diversas possibilidades para o próximo ano. E uma das discussões que mais ganhou destaque nesta semana foi a possível aliança entre Fábio Mitidieri (PSD) e Valmir de Francisquinho (PL), adversários nas eleições de 2022.
Fábio e Valmir
A possibilidade de uma aliança entre os dois ganhou força após um encontro institucional para discutir os impactos das fortes chuvas em Itabaiana. Em entrevistas a rádios locais, ambos não descartaram uma possível aproximação política, o que intensificou ainda mais as especulações. Antes desse fato, o prefeito de Itabaiana já havia feito diversos elogios ao governador.
Fábio e Valmir II
Questionado sobre a aliança, Valmir afirmou que “tudo é possível!”, mesmas palavras que foram usadas por Fábio. A única trava que estaria dificultando o alinhamento é a disputa local do “pato” com Luciano Bispo (PSD), seu grande adversário político há anos na cidade serrana.
Fábio e Valmir III
Vale destacar que Valmir, que já declarou que não será candidato ao governo em 2026, tem adotado um tom conciliador em relação a Fábio nos últimos meses, aparentemente deixando de lado a rivalidade. Fontes de bastidores confirmam diálogos entre os dois.
Quem está com a verdade?
A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), tem enfrentado questionamentos sobre a veracidade de suas acusações contra o ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Na situação mais recente, sua gestão instaurou uma auditoria para verificar as contas da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, alegando superfaturamento. Em resposta, o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), que administra a unidade, negou irregularidades e afirmou que os valores contratados seguem as práticas de mercado.
Desgastes
Emília também enfrenta desgastes por cancelar o Projeto Verão 2025, um dos principais eventos da agenda cultural de Aracaju. A gestão alegou falta de verba para a sua realização, mas, após a repercussão negativa de sua decisão, recuou e anunciou que ele será incorporado à programação de comemoração dos 170 anos da cidade, marcada para acontecer ao longo do mês de março.
Novos planos
Nos bastidores, André Moura (UB) estuda alternativas para evitar um novo fiasco eleitoral em Sergipe, como ocorreu em 2018 – que enterraria de vez sua carreira política–, podendo descartar a hipótese de concorrer ao Senado. Entre as opções estão buscar uma vaga no Tribunal de Contas do Rio de Janeiro ou disputar para deputado federal pelo estado fluminense. Enquanto isso, sua filha, Yandra Moura (UB), concentra esforços em sua reeleição como deputada federal por Sergipe.
Reeleição
A própria Yandra, que foi derrotada nas eleições municipais de Aracaju em 2024, apesar da campanha considerada como uma das mais caras da história de Sergipe, declarou que buscará a reeleição em 2026, afirmando que essa é uma decisão natural.
Blocos em formação
Informações dão conta de conversas em andamento para a formação de dois blocos que disputarão três vagas de deputado federal em 2026. A composição incluirá lideranças com votação entre 12 e 15 mil votos, e as alianças devem ser oficializadas até 6 de abril.
Ataque à imprensa
O deputado federal Thiago de Joaldo (PP) direcionou ataques a veículos de imprensa após seu irmão, o ex-prefeito Danilo de Joaldo (PSDB), ter sido criticado por alagamentos no recém-inaugurado centro administrativo em sua gestão.