As eleições de 2026 ainda estão distantes, mas o último final de semana deixou claro que a disputa já está mais intensa do que nunca, com o cenário político sergipano se agitando por todos os lados.
Virada de chave
Após meses preferindo focar em sua gestão e evitando falar sobre as eleições de 2026, o governador Fábio Mitidieri (PSD) mudou sua postura, já com um alerta para seus aliados: “Para muita gente, é apenas 2025, mas, para políticos, já estamos em 2026. E quem não acreditar nisso perde a eleição”. Essa mudança no discurso acontece num momento em que a oposição já articula espaços. Ou seja, para o mandatário seus aliados também precisam se posicionar e, a partir de agora, o debate sobre o futuro eleitoral de Sergipe tende a se intensificar.
Repercussão
A declaração de Mitidieri foi feita durante a confraternização de aniversário do deputado estadual e presidente da Alese, Jeferson Andrade (PSD), um evento que deu o que falar. Inclusive, opositores do governador já começaram a explorar novas narrativas para desgastá-lo, alegando uma pré-candidatura precoce — mesmo eles estando há meses em articulações para o mesmo posto.
Quem será seu vice?
Com essa virada de chave de Mitidieri, a disputa pela vaga de vice em sua chapa majoritária para as eleições do próximo ano naturalmente foi intensificada. Durante o evento, lideranças defenderam o nome de Jeferson para a posição, algo já esperado, considerando que, segundo informações, a família Andrade deverá ser responsável pela indicação.
Laércio repudia
O deputado federal Thiago de Joaldo (PP) não começou o ano com o pé direito. Após ventilar seu nome para uma eventual disputa ao Governo do Estado e não ter um retorno positivo, ele direcionou sua frustração para Jorginho Araújo, afirmando que suas articulações na Casa Civil atrapalham o governo de Fábio. Laércio Oliveira (PP) então se posicionou e repudiou as declarações do correligionário, alegando que elas não representam a opinião do partido, durante a confraternização de Jeferson.
Defendem Jorginho
Outras lideranças políticas presentes no evento, como o prefeito de Socorro, Samuel Carvalho (Cidadania), e o deputado Cristiano Cavalcante (UB), também saíram em defesa de Jorginho.
Cobiçado
Desde que a Realce abordou, com exclusividade, a possibilidade de André David (Republicanos) disputar o Senado em 2026, o delegado tem sido cada vez mais sondado por lideranças e até mesmo por outros partidos, segundo informações, para entrar na corrida por uma das cadeiras.
Valmir e André Moura juntos?
Também deu o que falar neste final de semana a troca de sorrisos e afagos entre André Moura (UB) e Valmir de Francisquinho (PL) durante o Sealba Show em Itabaiana. O encontro aconteceu justamente no momento em que crescem as especulações sobre a possibilidade de ambos voltarem a caminhar juntos como aliados em 2026.
Valmir e André Moura juntos? II
As informações são de que os antigos aliados apostavam no MDB para abrigar o prefeito, como uma última cartada, mas não tiveram êxito e já amargaram a primeira derrota com vistas a 2026. A estratégia era viabilizar uma chapa para voltarem a disputar uma eleição juntos: André Moura ao Senado, e Valmir novamente na corrida pelo Palácio dos Despachos.
Retorno Legislativo
A última semana foi marcada pelo retorno dos trabalhos legislativos na Alese e na Câmara Municipal da capital sergipana, que já começou a ter episódios de combates ideológicos. Moana Valadares (PL) e Sônia Meire (PSOL), por exemplo, protagonizaram o primeiro embate, neste caso, com relação a implantação de escolas cívico-militares na capital. A vereadora do PL defende a pauta, no entanto, sua proposta já gerou forte resistência por parte da professora, que protocolou um Projeto de Lei para proibir a criação dessas unidades escolares na cidade.
Clima apaziguado?
Márcio Macedo (PT) e Rogério Carvalho (PT) estiveram juntos na última sexta-feira, 7, em um evento do governo federal, o que rapidamente gerou especulações sobre uma possível trégua entre os dois.
Secretaria Geral
O ministro, segundo a imprensa nacional, deverá deixar o comando da Secretaria Geral da Presidência, abrindo espaço para Gleisi Hoffmann. As informações são de que ele deve retornar para a tesouraria do PT.
Cláudio x Padre Inaldo
Nossa Senhora do Socorro deverá protagonizar em 2026 um embate entre Padre Inaldo (PP) e Cláudio Mitidieri (PSB) na disputa para deputado federal. De um lado, o ex-prefeito apostará suas fichas em seu legado como gestor do município por dois mandatos, tendo os projetos habitacionais como sua principal carta na manga. Do outro, o atual secretário de Estado da Saúde terá seus feitos no setor, além do apoio do atual chefe do Executivo municipal, Samuel Carvalho (Cidadania). Com certeza será um dos grandes duelos do estado.