O ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou nesta quarta-feira, 12, que o Governo Federal realizará uma nova seleção do programa Minha Casa, Minha Vida, com a oferta de 100 mil novas unidades habitacionais.
Segundo ele, prefeituras com projetos considerados “mais maduros” terão prioridade na nova seleção do Minha Casa, Minha Vida.
“Quem mora de aluguel tem pressa, quem vive em áreas de risco tem pressa, quem está nas ruas tem pressa. Por isso, precisamos agilizar. Vamos priorizar projetos já estruturados, garantindo que aqueles prefeitos e empresas que estiverem mais adiantados passem na frente para que os projetos se transformem rapidamente em obras”, ressaltou.
O ministro ainda afirmou que o governo pretende fazer ajustes na estratégia de utilização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). “Vamos dialogar com o fundo para implementar alterações que facilitem o acesso dos prefeitos a esses recursos, permitindo a criação de novas infraestruturas, como abastecimento de água, saneamento e mobilidade, melhorando a qualidade de vida da população urbana”, frisou.
Além disso, Jader também informou que o governo está preparando outras duas seleções: uma para contenção de encostas e outra para drenagem. “Além disso, faremos uma seleção voltada à prevenção em regiões severamente afetadas pela seca, focada no abastecimento de água rural, em parceria com os governos estaduais”, explicou.