O Instituto França de Pesquisa (IFP) divulgou nesta quarta-feira, 19, o primeiro levantamento de intenção de votos para as eleições de 2026 em Sergipe, comprovando análises da Realce de que o cenário do próximo ano deverá ser completamente diferente do que foi visto em 2022.
Conforme a sondagem, o governador Fábio Mitidieri (PSD) lidera a preferência do eleitorado em todos os cenários, enquanto Valmir de Francisquinho (PL), que foi seu principal adversário no último pleito, aparece em desvantagem.
No cenário espontâneo, Mitidieri conta com 20,56% da preferência do eleitorado, enquanto o prefeito de Itabaiana é mencionado por 11,46% dos entrevistados. Os demais possíveis candidatos somam 7,94% das menções. Já no induzido, Fábio alcança 33,65%, enquanto Valmir aparece com 26,84%. Em terceiro, a pesquisa aponta Eliane Aquino (PT) com 9,40% das citações, seguida por Ricardo Marques (Cidadania) com 7,08%.
O levantamento foi realizado entre os dias 6 e 11 de janeiro, ouvindo 1.886 pessoas, com um nível de confiança de 95%.
Os números confirmam as análises da Realce, como em relação à fácil reeleição de Mitidieri que, até o momento, não tem um adversário que ameace sua permanência no cargo e que vem se fortalecendo com a melhora significativa da avaliação de sua gestão, conforme entrega resultados. Valmir, por outro lado, atualmente inelegível, deve seguir um caminho completamente oposto do que seguiu em 2022, quando chegou a ser um fenômeno. Agora, ele enfrenta dificuldades, após suas decisões precipitadas naquele ano terem lhe gerado uma grande rejeição e desgaste com a direita independente. Consequentemente, ele vem sendo isolado dentro do próprio grupo e busca por espaços para, num cenário remoto, tentar entrar no páreo.