A vereadora de Aracaju, Sonia Meire (PSOL), foi uma das diversas lideranças de esquerda que usaram as redes sociais para criticar o ato realizado neste final de semana pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Rio de Janeiro. A parlamentar ainda disparou críticas contra o deputado federal por Sergipe, Rodrigo Valadares (UB), que, segundo ela, passou vergonha nacional na manifestação.
“A mobilização bolsonarista deu ruim! A vergonha nacional foi o sergipano Rodrigo Valadares, ao lado de Bolsonaro no RJ, apelou com versículos da Bíblia para a maior prioridade do seu mandato: anistiar golpistas que destruíram o STF, Senado e Congresso no 08/01!”, escreveu Sonia em suas redes sociais.
“Sem argumentos para defender o indefensável ataque do 08 de janeiro, plano de assassinar Lula e golpe de Estado, a apelação da vez foi citar versículos da Bíblia. Vergonha nacional! A hora está chegando… Tic-tac! Bolsonaro na prisão! Sem anistia!”, acrescentou a vereadora.
Rodrigo é relator do projeto de lei que pede anistia aos envolvidos no ato de 8 de janeiro e declarou no ato, ao lado do ex-presidente, que “a anistia está mais viva que nunca e vamos aprovar”.
“A gente vê artistas falarem ‘sem anistia’, que foram beneficiados por anistia no passado, mas diferente dessa, eles foram beneficiados por terem matado, sequestrado banco, cometido assalto, por fazerem guerrilha. E a gente está tratando aqui de anistia de pessoas inocentes”, acrescentou.
Além de defender a anistia, a manifestação no Rio ocorreu em meio à expectativa pelo julgamento da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que nos dias 25 e 26 de março decidirá se acata ou não a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado tramada após as eleições de 2022.