Para o governador Fábio Mitidieri (PSD), a chave para buscar sua reeleição em 2026 está diretamente ligada à percepção do eleitor sobre seu governo. Justamente por isso, ele foca em sua gestão, considerando que, se a população reconhece avanços e melhorias concretas, a continuidade se torna um caminho natural. E é exatamente isso que vem se desenhando. Se no primeiro ano enfrentou desafios administrativos e resistências comuns a qualquer nova gestão, agora a curva de aceitação aponta para cima.
A mais recente pesquisa do IFP, por exemplo, reforça esse cenário, que há meses já vem sendo analisado pela Realce: à medida que Fábio apresenta mais resultados, seus índices de aprovação seguem crescendo, colocando-o em uma posição favorável para 2026, quando sua própria gestão será seu maior cabo eleitoral – ou seu principal algoz – na disputa pela reeleição.
Em alta
A sondagem revela que mais de 78% dos sergipanos avaliam positivamente a atuação de Fábio como governador: 22,31% consideram a gestão “ótima”, 25,49% a classificam como “boa” e 31,25% como
“regular”. Apenas 9,49% avaliam a administração como “ruim”, enquanto 7,93% a consideram “péssima”. Os dados também indicam que 60,2% dos entrevistados aprovam a gestão, enquanto 22,64% a desaprovam. Além disso, 12,95% se mostram neutros e 4,21% não souberam ou não quiseram opinar.
Boa receptividade
Além desses números, o governador também teve muito o que comemorar na semana com a boa receptividade popular ao anúncio da programação do Arraiá do Povo, que neste ano acontecerá de 30 de maio a 29 de junho.
Ciclo junino
O Ciclo Junino 2025 contará com mais de 700 apresentações, das quais 635 são de artistas sergipanos, representando mais de 90% da programação. Além disso, haverá 66 atrações nacionais.
Investimentos
Para este ano, Mitidieri já anunciou onde aplicará os recursos provenientes do ciclo junino: reforma e ampliação do Hospital Regional de Propriá (Pronto-Socorro, tomografia, ortopedia e área externa), ampliação do Hospital da Criança, a construção da base do SAMU de Aquidabã e Lagarto, além da revitalização e reforma do Gonzagão.
Federação PP-UB
O PP ainda aguarda uma decisão oficial do União Brasil para formalizar a federação partidária com a sigla, o que trará grandes impactos para o cenário político sergipano, onde as legendas são lideradas por Laércio Oliveira e André Moura, respectivamente.
Federação PP-UB II
Na iminência de uma federação, ambos já travam uma acirrada disputa nos bastidores pelo comando do bloco. De um lado, André mobiliza suas bases em Brasília e no Rio de Janeiro para ganhar vantagem na corrida; do outro, Laércio, confiante na vitória, já articula para lançar dois candidatos a deputado federal e apoiar Rodrigo Valadares (UB) como candidato a senador pela federação.
Maioria na Alese
Caso se concretize, na Alese, a federação teria maioria absoluta com sete deputados: Neto Batalha, Luciano Pimentel, Marcelo Sobral, Kaká Santos, Cristiano Cavalcante e Luizão Dona Trump.
MDB
O MDB, comandado em Sergipe por Alessandro Vieira, que buscará a reeleição em 2026, está articulando a formação de chapas competitivas tanto para a Assembleia Legislativa quanto para a Câmara Federal. Entre os principais nomes da sigla, destacam-se Danielle Garcia e Samuel Carvalho.
Alessandro
E por falar em Alessandro, o senador era visto como um nome que, nas rodas políticas, ninguém colocava na conta que teria chance de ameaçar os demais candidatos, mas agora ja começa a melhorar os “sinais vitais” e tornar sua possível candidatura à reeleição uma realidade, numa eleição para o Senado que deverá ter pelo menos cinco nomes de peso na corrida.
Assissinho e Valmir
Ganhou grande repercussão na última semana a matéria da Realce sobre o alto valor pago pela Prefeitura de Malhador pelo show de Wesley Safadão. Ao se posicionar sobre o assunto, o prefeito Assissinho destacou que o valor é inferior ao que será desembolsado pela gestão de Valmir de Francisquinho (PL) em Itabaiana, onde o artista cearense deverá receber um cachê de R$ 1,1 milhão.
Posse
Valadares Filho toma posse hoje na recém-criada Secretaria Especial de Cultura (Secult), enquanto Fabiano Oliveira assume a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur). Ambos foram anunciados na última semana como novos membros do governo.
Polêmica em Tomar do Geru
O vereador Thiago Guimarães (UB) cobrou explicações do prefeito Jal Construções (PSD) após o nome de seu pai, Herotildes Gomes, falecido em 2023, ter aparecido na folha de pagamento do mês de fevereiro da prefeitura de Tomar do Geru.
Polêmica em Tomar do Geru II
Em nota, a prefeitura afirmou que a gestão e manutenção do sistema de Recursos Humanos (RH) do município são de responsabilidade da empresa 3Tecnos, que se comprometeu a se manifestar publicamente nesta segunda, 24, sobre o ocorrido.