O Projeto de Lei nº 108/2025, de autoria do Poder Executivo, que solicita autorização para um empréstimo de R$ 161 milhões para a compra de 30 ônibus elétricos, foi aprovado nesta terça-feira, 25, em primeira votação, na Câmara Municipal de Aracaju.
O placar foi de 20 votos a favor e quatro contra. Os únicos votos contrários foram de Camilo Daniel (PT), Iran Barbosa (PSOL), Elber Batalha (PSB) e Sônia Meire (PSOL).
O crédito será destinado à aquisição dos veículos, além de 15 carregadores de 160 kWh e à implantação de uma usina de microgeração e minigeração de energia solar fotovoltaica conectada à rede.
Ainda não há uma instituição financeira definida para o financiamento, já que o projeto permite a contratação com bancos como Banco do Brasil, BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Banese, Santander ou Bradesco, priorizando a opção que oferecer maior vantagem econômica.
A votação do projeto havia sido adiada anteriormente devido à falta de quórum, por orientação da bancada do governo de Emília Corrêa (PL).