O município de Itabaiana, um dos maiores colégios eleitorais de Sergipe e que atualmente conta com três representantes na Assembleia Legislativa do Estado (Alese), já testemunha uma movimentação intensa entre lideranças que almejam disputar o cargo de deputado estadual nas eleições de 2026. E antes que você se pergunte o que de Zominho estar nessa lista, até o final do texto entenderá.
Luciano Bispo (PSD), Luizão Dona Trumpi (UB) e Marcos Oliveira (PL) são os únicos itabaianenses na Casa atualmente. Todos devem buscar a reeleição para mais quatro anos de mandato, a menos que decidam concorrer a outros cargos.
O pessedista já iniciou articulações e tem recebido apoio de lideranças tanto em Itabaiana quanto em outras cidades e regiões do estado, como o de Alan de Agripino, em Areia Branca. Já Marcos Oliveira enfrenta um cenário mais desafiador, especialmente com a possibilidade de Adailton Sousa (PL) e Zominho (PL) serem os candidatos de Valmir de Francisquinho (PL) no município.
Diante desse quadro, as informações são de que o deputado estaria se esforçando ao máximo para não se afastar do prefeito e manter sua imagem vinculada a ele.
Além de Zominho e Adailton, Ninho de Vardo da Lotérica e Carlos Eloy também demonstram interesse em disputar um mandato de deputado estadual e buscam o apoio de Valmir, acirrando ainda mais a disputa interna no grupo de olho nas eleições de 2026.
Resta saber quais desses nomes contarão com o apoio do prefeito, quais outros entrarão na disputa e, claro, quem representará o grupo da família Mendonça na corrida eleitoral — se será Maria, que já foi deputada seis vezes, ou sua sobrinha, Priscila Mendonça, que obteve mais de 7 mil votos para federal em 2022.
A partir de amanhã, 27, a Realce trará diariamente um raio-x de cada um dos referidos nomes. Fiquem atentos aos nossos canais.