Luizão Dona Trampi (UB) é o primeiro itabaianense a entrar no Raio-X da Realce sobre os pretensos candidatos da cidade serrana que deverão disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) nas eleições de 2026.
O parlamentar teve votações expressivas nos últimos pleitos que disputou. Em 2018, ele tentou uma vaga na Câmara Federal e bateu na trave, somando 35.732 votos. Já em 2022, foi eleito para a Alese com 18.291 votos, sendo 2.451 deles em Itabaiana, seu berço eleitoral, onde ficou como o quarto mais votado, atrás de Marcos Oliveira (PL), Luciano Bispo (PSD) e Maria Mendonça (PDT).
A expectativa é se o feito será repetido nas eleições do próximo ano, quando tentará a reeleição novamente, posicionando-se como um dos principais símbolos do bolsonarismo em Sergipe.
Durante seu mandato, suas principais bandeiras têm sido a defesa ferrenha ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Além disso, tem pautado sua atuação na inclusão de pessoas com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA), no apoio aos produtores rurais e em outras causas.
Em 2026, ele deverá enfrentar nas urnas nomes de sua cidade como Luciano, Maria, Marcos, Adailton Sousa (PL), Ninho de Vardo da Lotérica, Carlos Eloy e até mesmo Zominho (PL), que disputa com esses quatro últimos o apoio de Valmir de Francisquinho (PL) no município para a corrida eleitoral.