O Novo PAC destinará R$ 74,1 bilhões para Sergipe, sendo R$ 8,7 bilhões em projetos regionais, para a execução de 395 empreendimentos, dos quais 290 serão de responsabilidade dos municípios. Ministros do Governo Lula e o governador Fábio Mitidieri (PSD) se reuniram ontem, 27, para a apresentação dos projetos.
Serão construídas 72 creches, 13 escolas de tempo integral, dois novos Institutos Federais (Aracaju e Japaratuba), cinco centros esportivos comunitários, quatro CAPS e 21 unidades básicas de saúde. Na área de habitação, estão previstas 28.770 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida — sendo 4.088 referentes a obras retomadas para conclusão e 24.682 novas unidades, além de outros empreendimentos.
Ao todo, 39 obras serão de responsabilidade do Estado. Uma das principais é a construção de uma maternidade de porte II, localizada em Aracaju, que ainda está na fase de produção do projeto.
Outros destaques do Novo PAC incluem a duplicação da BR-101, a construção do terceiro ramal da Adutora São Francisco, o Canal do Xingó, o novo campus do Instituto Federal, a construção do Hospital Universitário em Lagarto e a expansão do aeroporto da capital. Além disso, estão previstas melhorias em setores como petróleo e gás, saúde, educação e infraestrutura rodoviária.
Durante a visita, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, reforçou o prazo para a segunda seleção do Novo PAC. Ele alertou que Estados e municípios têm até o próximo dia 31 para inscrever projetos na etapa de 2025 do Novo PAC Seleções.