O senador Alessandro Vieira (MDB) é o autor do requerimento para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, prevista para ser instalada em abril no Senado.
“A CPI fará uma radiografia detalhada das estruturas do crime organizado no Brasil. Não podemos permitir que o nosso Estado se transforme em um narco-Estado”, afirmou.
No requerimento, o parlamentar ressalta o aumento da violência em razão da atuação de organizações criminosas. Ele argumenta que “nesse cenário, as organizações criminosas têm ganhado cada vez mais notoriedade, desempenhando um papel fundamental no crescimento da violência nas comunidades brasileiras”.
Vieira defende a análise das políticas de segurança pública adotadas por estados com menores índices de violência, com o objetivo de implementá-las em outras regiões do país. A intenção é identificar soluções eficazes para o combate ao crime organizado e fortalecer a legislação vigente.
“As facções criminosas e as milícias expandiram sua atuação sem uma resposta coordenada e eficiente do Estado. Não podemos continuar assistindo à escalada da violência e ao fortalecimento do crime sem reagir. Essa CPI será uma oportunidade para aprofundar investigações, expor o funcionamento dessas redes e propor mudanças legislativas que cortem o fluxo financeiro dessas organizações, além de fortalecer a segurança pública no Brasil”, concluiu.