A Realce vem antecipando, desde dezembro de 2024, informações sobre as movimentações de Valmir de Francisquinho (PL) em busca de um novo partido, diante de sua crescente insatisfação com o PL, especialmente com o diretório da capital sergipana. Essa possibilidade ganhou ainda mais força após um encontro entre o prefeito de Itabaiana, seu filhos, o deputado federal Ícaro e o prefeito de Areia Branca, Talysson, e Hugo Motta (Republicanos-PB), em Brasília.
O encontro ocorreu no mesmo momento em que parlamentares de centro e da oposição tentam convencer Motta para avançar com o projeto de lei que propõe anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
Apesar disso, a reunião foi suficiente para intensificar as especulações sobre a saída de Valmir do PL, onde vem enfrentando desgastes desde as eleições de 2022. Naquele ano, ele sofreu forte rejeição da direita, especialmente setores independentes, por não ter substituído seu nome pelo de Emília Corrêa (PL) na disputa pelo Governo e por ter apoiado o candidato do PT no segundo turno.
Como já abordado pela Realce com exclusividade, as informações indicam que Valmir, isolado dentro do PL após sucessivos ataques contra seus próprios aliados, deve deixar a sigla. A tendência é que ele migre para o Republicanos, levando consigo seu filho, Ícaro, com conversas já em estágio avançado.