O município de Lagarto é um dos maiores colégios eleitorais do estado e tem garantido representação na Assembleia Legislativa de Sergipe, algo que espera repetir na eleição do próximo ano, para a qual alguns nomes já começam a se movimentar.
Atualmente, apenas dois lagartenses representam o município na casa legislativa: Áurea Ribeiro (Republicanos) e Ibrain de Valmir (PV).
No caso de Ibrain, herdeiro político do saudoso Valmir Monteiro (in memoriam), ele foi um dos fatores primordiais para a vitória de Sérgio Reis no ano passado e já recebeu o apoio declarado do prefeito de Lagarto —que deverá ser um dos fiéis da balança em 2026 — para disputar mais um mandato na Alese.
Nos bastidores, comenta-se que Ibrain não será o único candidato a deputado estadual apoiado pelo atual prefeito. Há especulações de que Sérgio também lançará um nome da família Reis para a disputa e, dependendo de sua avaliação até lá, deverá viabilizar a eleição de ambos. A classe política local acredita que Ibrain deverá ser o mais votado do município e terá uma eleição mais tranquila que a anterior.
Já no caso de Áurea, ainda é incerto se ela buscará a reeleição para mais um mandato, especialmente considerando a situação delicada de seu grupo em Lagarto após as eleições de 2024, quando Rafaela Ribeiro (Republicanos) sofreu uma dura derrota para Sérgio Reis (PSD) nas urnas.
As informações indicam que a família deseja lançar Rafaela como candidata a deputada estadual, garantindo que seu nome permaneça na memória dos eleitores e facilitando uma possível candidatura nas eleições municipais de 2028. No entanto, o acordo interno firmado ainda em 2022, é que Hilda seja a postulante.
[…]
Confira a partir de amanhã, análises individuais sobre os prováveis candidatos a deputado estadual do município de Lagarto em 2026.