Foi aprovada ontem, 8, na Câmara Municipal de Aracaju, a criação de uma nova pasta na Prefeitura da capital: a Secretaria da Articulação, Parcerias e Investimentos (SEMPI), que substituirá a atual Secretaria Municipal da Articulação Política e das Relações Institucionais (SEAPRI).
A mudança atende ao Projeto de Lei (PL) nº 39/2025, de autoria do Poder Executivo, aprovado por maioria. Apenas os vereadores Elber Batalha, Sônia Meire e Iran Barbosa votaram contra.
Segundo a Câmara, a SEMPI terá como finalidade programar, organizar, executar e acompanhar as atividades de assistência e assessoramento ao Governo Municipal, especialmente no que diz respeito à articulação e integração institucional com os Poderes e órgãos constituídos, demais esferas de governo, além de entidades públicas e privadas.
A oposição apontou possíveis falhas técnicas no projeto e demonstrou preocupação com uma eventual terceirização de serviços. Por outro lado, a base da prefeita Emília Corrêa defendeu a proposta e justificou seus votos favoráveis com base na necessidade de modernização da gestão.